Valentine's Day no Japão!


Yo Mina-San
Hoje é dia 14 de Fevereiro, pelo menos quando estou escrevendo essa publicação ainda é! Nessa data em muitos lugares do mundo é celebrado o dia de São Valentim ou Valentine's Day, essa comemoração tem origem numa festa crista, que por sua vez é baseada em um ritual pagão romano, na adaptação católica se celebra o "amor", seja familiar ou romântico e nos mitos pagões eram celebrados rituais de fertilidade. Bom mais não estamos aqui para nos aprofundar na desconstrução e reconstrução de uma celebração, mas sim para saber como ela acontece no Japão.
Como já disse em várias postagens do site, o povo japonês quando junta alguma pratica ou coisa estrangera sempre à adapta, não foi diferente com essa comemoração. No Japão essa "celebração" tem duas datas, primeiro o dia 14 de fevereiro que é o Valentine's Day e no dia 14 de março o White Day, agora vamos entender as duas datas, pois cada uma tem suas peculiaridades. 

Valentine's Day no Japão

Segundo os "protocolos" no dia 14 de fevereiro, apenas as garotas devem dar chocolates, claro que em alguns casos, alguns garotos também dão chocolate nessa data, mas geralmente apenas as garotas devem presentear nesse dia.
Não se presenteia apenas a pessoa amada, mesmo essa data no Japão ter apenas um fundo comercial, se torna meio que obrigatório presentear na data, por essa "obrigação" existem até tipos de chocolate, para tipos de presente, eles são:

 Giri Choco - Chocolates dados por obrigação a chefes, amigos ou colegas do sexo masculino, geralmente são simples e pequenos.

Homemade Choco- Esses são os feitos em casa ou enfeitados em casa, comum de serem vistos em anime shoujo, sempre tem uma protagonista tentando fazer o chocolate perfeito, para o seu amado.





Tomo Choco- São os que se da aos amigos, independente de sexo, se da aos amigos mais íntimos ou conhecidos à mais tempo. 

Family Choco- São os mais simples da lista, chocolates comuns oferecido a familiares.
 

White Day

Exatamente um mês apos o Valentine's Day, acontece essa data, a data não tem nenhuma origem folclórica, foi criada por uma empresa de doces que na década de 70, tentou criar o dia do Marshmallow, mas não deu certo, pouco tempo depois mudaram a data para "Dia Branco".
O dia branco nada mais é que a data da retribuição, se você é amigo, familiar ou tem uma amada, esse dia serve para retribuir as garotas que te presentearam, no caso de namorados ou "algo mais", os presentes podem ser mais que doces como; roupas, joias, etc.
Geralmente o presente mais dado é o chocolate branco, ele fica exposto nas lojas nessa data, assim como biscoitos, ursos de pelúcia e todo tipo de coisa gostosa ou fofa, além de seguir o mesmo principio dos tipos de chocolate para tipo de ligação com as pessoas presenteadas, nessa data existe uma regra a mais: O homem deve dar um presente 3 vezes o valor do presente que ele recebeu.
Apesar de não ser ruim para o bolso, não se pode deixar de retribuir a um presente, pois lá se existe uma obrigação social de fazer isso.
Assim como o Valentine's Day o White Day se espalhou por boa parte da Asia.
Espero que tenham gostado de conhecer mais, sobre como funcionas datas funcionam no Japão, até a próxima publicação.

Um comentário:

  1. Um dos motivos de eu gostar muito do Japão é pela tradição que eles tem no Valentines Day ♥ É tão fofo! E para quem lê muito mangá shoujo ou assiste os animes sempre tem um capitulo ou episódio especial para essa data u-u Eu no começo ficava perdida com esses nomes de chocolates e a diferença deles hehe mas depois fui aprendendo a diferenciar o giri do homemade > u <
    Os outros não conhecia e foi bom saber os nomes certinhos!
    Kissus~
    Yuurei Neko

    ResponderExcluir