O estilo Gyaru

Yo Mina-San

Resolvi falar de um assunto que venho pesquisando a algum tempo, na verdade estou começando uma nova serie aqui no blog, depois de uma longa serie sobre lolitas (Que ainda não acabou), de uma sobre estilo kawaii de penteados resolvi falar sobre uma das muitas sub-culturas dentro da moda japonesa que alguns querendo ou não acaba fazendo parte da cultura kawaii, pois kawaii é isso: o fofo, incrível, bonito, diferente é ser você mesmo e transparecer seus gostos doa a quem doer, claro que essa é apenas a minha opinião ^^  
Que é a mais importante aqui, pois esse mundo do Crazy and Kawaii Desu é o meu reino onde você é o convidado de honra, venha para o lado Kawaii da força e continue lendo, pois eu lhe apresento um pouco da historia do estilo Gyaru ou Gal e algumas de suas principais características.


anime, Crazy and Kawaii Desu, cute, Gyaru, Kawaii Desu, kawaii, Moda Kawaii, uniforme,


Tudo começou em 1972 quando uma marca de calças Jeans chamada "Gal" que em sua pronuncia em japonês se escuta "Gyaru", em pouco tempo isso passou a se tornar uma denominação para um grupo de garotas com aparência mais ocidental.
Naquele momento o Japão estava sendo muito influenciado pela cultura Norte Americana, tanto que muitas revistas começaram a usar o termo Gal apenas para chamar atenção, publicando matérias sobre dietas, maquiagem e dicas de cunho ero, nada que aqui no Brasil não se tenha visto em uma revista como a Ti ti ti ou Boa forma, porém para a época e para a sociedade japonesa que é tão rígida quanto as questões moralistas, dai já viu não levou muito tempo até que o termo fosse ligado a mulheres com má reputação.
Que fique claro que o movimento que gerou o estilo Gyaru surgiu alguns anos antes que a cultura Kawaii, naquele momento influenciadas pela mídia e cansadas das regras japonesas que proibiam muitas coisas na escola, muita meninas começaram a clarear os cabelos deixando loiros ou castanho claro, encurtaram saias, usaram maquiagem aumentando os olhos, tudo para se parecer mais com as ocidentais.


anime, Crazy and Kawaii Desu, cute, Gyaru, Kawaii Desu, kawaii, Moda Kawaii, uniforme,
Dai a geração da rotulação e descriminação que eles sofreram por um bom tempo, até pelo menos os anos 2000, foi quando novos estilos Gyaru surgiram, quando teve a globalização no auge e quando finalmente muitos dos tipos de Gyaru sofreram alterações, já não eram mais um movimento de rebeldes que queriam se parecer com ocidentais, eram um grupo antenado nas tendencias da moda e com seus próprios estilos de maquiagem e cabelo.

Bom como disse não sabia muito sobre o assunto, apenas conhecia por alto, acabei conhecendo, apos ler um artigo incrível no site neojaponisme.com, é um site em inglês muito bem estruturado, o artigo tem base acadêmica tendo referencias bibliográficas alem de uma leitura agradável, esta em inglês, mas nada que o google não consiga traduzir.

O link te levara para o artigo: The history of the gyaru part one          

Talvez você já tenha visto Gyaru em anime e nem saiba, lembra-se de umas meninas irritantes do Durarara com a pele morena e mal comportamento ou mesmo alguma delinquente de saia comprida? 


anime, Crazy and Kawaii Desu, cute, Gyaru, Kawaii Desu, kawaii, Moda Kawaii, uniforme,

anime, Crazy and Kawaii Desu, cute, Gyaru, Kawaii Desu, kawaii, Moda Kawaii, uniforme,


Isso mesmo elas eram gyaru ainda na concepção  marginalizada, assim como aquela modelo linda que aparece em alguns Shoujos ela também é Gyaru.



anime, Crazy and Kawaii Desu, cute, Gyaru, Kawaii Desu, kawaii, Moda Kawaii, uniforme,

No próximo poste da serie explicarei melhor alguns dos tipos Gyaru e vocês começaram a entender melhor. 
Se gostou do site e quer ficar sabendo quando sair um novo poste ou de qualquer novidade que estar por vir basta seguir  e assim que um novo conteúdo for publicado você recebera uma notificação.
Caso queira deixar alguma sugestão de tema para poste, vídeo ou sua opinião sobre o que leu basta escrever na caixa de comentários que está aqui em baixo do poste.
Até a próxima Mina-San (o^ 3 ^o)