Mangá Vitamin ~Spoiler Zone~

Yo Mina-San
Nos últimos dias estou aproveitando um pequeno tempo livre, para ler alguns mangás, esse que vou falar hoje já é bem antigo, porém aborda um tema muito presente; O bullying.
Mangá, Spoiler Zone, Vitamin,Drama, Anime, Crazy and Kawaii Desu, review anime,

Atenção o conteúdo à seguir contem spoiler, se você é do tipo que chora como uma menininha ao ver um amv, por este conter spoiler é melhor nem seguir, mas se não se importa em saber alguns trechos da historia, continue a leitura e aprecie.

A trama gira em torno de Sawako, uma adolescente do 3º ano do ensino médio japonês, um dia seu namorado a obriga a ter relações com ele dentro da escola e acaba sendo vista, a noticia é espalhada e todos se voltam contra ela e começam a praticar ijime (Nome dado ao Bullying no Japão)
Bom essa é basicamente à sinopse, se você é uma pessoa sensível ou já sofreu ou está sofrendo bullying, talvez esse não seja um mangá que você vai ler e analisar friamente, ele provavelmente vai ser um daqueles que você sente a dos do personagem e a mistura com suas próprias lembranças ruins, acho que já comentei em uma postagem bem antiga do blog que nos últimos anos do fundamental sofri com bullying, mas nada comparado à protagonista do manga, o engraçado é que eu sofria isso e sabia como se chamava justamente por uma matéria que li na Neo Tokyo sobre esse mangá, pena que só tenha o lido agora, tantos anos depois, talvez se o tivesse lido antes tivesse enfrentado a minha própria dor, então se você está sofrendo Bullying leia esse mangá, talvez ele te ajude mais que uma pessoa.

A história do mangá

O mangá é dividido em três capítulos que são as fases da historia; 
Capítulo 1 - Apresentação dos personagem e o inicio dos problemas.
Capítulo 2 - Conflito Interno e externo, Climax da trama.
Capítulo 3 - O desfecho da trama.
Eu irei analisar cada um dos capítulos, falando sobre o que vi e notei e por fim um pouco de minhas criticas na obra como um todo. 

Capítulo 1 - Apresentação dos personagem e o inicio dos problemas.

Essa parte conhecemos Sawako e suas colegas de classe, ela leva uma vida normal de uma estudante, porém o que ninguém sabe é que ela costuma ter relações com seu namorado, sempre sem consentimento, ele quer e acaba a forçando a fazer, isso fica claro quando eles estão no ato próximo a casa dele, ela diz que só queria que ele termina-se. 
Os problemas dela começam justamente, por essas atitudes de seu namorado. Ela acaba sendo vista na escola com ele fazendo o que não devia e no dia seguinte seu inferno começa, suas amigas se voltam contra ela, além de chamarem ela de mentirosa, tratam como se ela fosse uma mulher fácil.
O namorado não foi reconhecido e por isso, simplesmente depois de pedir desculpa com a cara mais lavada do mundo, pede que ninguém a deixe chegar perto dele.
Para completar uma de suas "ex-amigas" resolve transforma-la em seu "brinquedo", chegando a fazer outras meninas ajudarem a despi-la e espanca-la, numa especie de abuso psicológico, cada momento a infernizando, um professor percebe que ela esta diferente e conversa sobre as provas, ela acaba não contando o que estava acontecendo.
Chega o ponto de ela estar sozinha e ser atacada, numa cena bem tipica de filme americano; as meninas queriam jogar seu celular na privada, ela pergunta em desespero e confusa.
-Porque estão fazendo isso comigo? O que eu fiz para vocês.
A resposta e tão fria, irônica e odiosa.
-Porque é divertido.
Não jogam o celular na privada, mas enfiam a cabeça dela e dão descarga, além de jogarem água em cima dela, o que faz com que o celular estrague.
Ela fica furiosa e resolve tomar uma atitude física ela parte para a sala e espanca aquela " vadia", mas acaba sendo contida pelos outros.
Voltando para casa, espancada e molhada ela se da conta de que, no passado nenhuma nunca a convidou  para sair ou foi muito gentil, percebeu que elas não eram suas amigas, nunca foram.



Capítulo 2 - Conflito Interno e externo, Climax da trama.


Mangá, Spoiler Zone, Vitamin,Drama, Anime, Crazy and Kawaii Desu, review anime,

Nessa parte Sawako não quer ir mais a escola, ela tenta ir, mas ao chegar ao portão as lembranças do que lhe aconteceram começam a fluir em loop ela foge e sua mãe a encontra, sua mãe a principio e contra ela largar a escola, mas seu pai apenas quer que ela faço o que a deixar melhor.
Ela aceita ficar estudando em casa, fazendo faxina no quarto acha seus cadernos antigos, e percebe que todos os anos sempre queria ser mangaká (Desenhista de mangá), até o ano que sua irmã mais velha entrou na faculdade, desde então ela mudou seus planos, para deixar sua mãe orgulhosa.
Percebendo seu erro, ao invés de estudar ela começa a desenhar uma historia para um concurso, nesse meio tempo sua mãe fica a pressionando para  voltar para escola, além de achar estranho ela estar tomando comprimidos, que segundo ela são vitaminas, mas na verdade é um remédio de estomago, ela estava tomando escondido, pois estava vomitando sempre que lembrava do que fizeram com ela.
No meio dessa fase de conflito entre ela buscando seu sonho e sua mãe a pressionando, além do bullying que estava sofrendo, temos momentos forte e tenso.
Até que um dia ela vê do lado de fora seu professor e fica em panico, ele veio trazer uma carta de seus colegas pedindo desculpas, quando vi isso não acreditei, bom eu estava certa, era tudo mentira eles a atraíram apenas para a humilhar novamente, ela se sente tão mal que ao chegar em casa tenta se matar, mas é impedida por sua mãe, que a contragosto aceita que ela não vá a escola.
Ela ganha o concurso de mangá e ao contar para sua mãe, sente o desgosto dessa e libera um pouco de suas frustrações, falando verdades que escondia, depois de dias brigadas, elas fazem as pazes e sua mãe começa à apoia-la.  


Capítulo 3 - O desfecho da trama.


Nesse ponto da história Sawako está superando seus traumas, a revista diz que ela tem talento, porém que precisa de algo mais pessoal, ela resolve desenhar sua história e bem forte a maneira como ela treme e chora encarando suas lembranças ao desenhar aquelas cenas, o relacionamento com sua mãe se torna mais próximo, até que seu professor lhe chama para à formatura, sua mãe não queria que ela fosse, mas Sawako resolve enfrentar seus fantasmas e ir até lá.
Depois de cortar os cabelos, um ato simbólico de  desapego do passado, ela chega na escola confiante e vai para sua sala onde os alunos começam a zoar, por ela ter aparecido, nesse momento temos ideia de como ela amadureceu.
Sawako diz que já contou tudo que eles fizeram para imprensa e advogados e que iria denuncia-los para escola, assim eles não poderiam entrar em nenhuma outra escola ou faculdade, pois não seriam aceito.
Arrepiei vendo isso, as meninas chorando pedem desculpas e querem que ela assine seus caderninhos, veja só o que ela faz com eles.
Mangá, Spoiler Zone, Vitamin,Drama, Anime, Crazy and Kawaii Desu, review anime,


Mangá, Spoiler Zone, Vitamin,Drama, Anime, Crazy and Kawaii Desu, review anime, Saindo da sala pode-se perceber o quão tenso, os alunos ficaram na cerimonia de formatura, lembrando do que ela disse, quando vai pegar o diploma ela simplesmente o rasga e sai de cabeça erguida, pois ela não precisa de um papel para provar que superou a escola, ela tem a lição de sobrevivência. Sua mãe que quase nunca a apoiava estava lá e a aplaudiu.
Por fim, livre de suas dores ela termina seu mangá, sua mãe a apoia.
Uma das frase que mais gosto é no finalzinho, quando ela conta a verdade para sua mãe sobre o remédio e sua mãe diz:
-Todo ser humano precisa de vitaminas, a sua é desenhar mangá e a minha é você.
Mangá, Spoiler Zone, Vitamin,Drama, Anime, Crazy and Kawaii Desu, review anime,  No final algumas meninas da escola que ela estudou, estão lendo seu mangá publicado em uma banca e assim acaba o mangá.

Porque eles se voltaram contra ela

Mesmo aqui no ocidente, se uma menina for fragada com seu namorado ela será culpada pela sociedade e chamada de muito nomes, mas logo isso passa.
No Japão existe a cultura do contraponto, se você faz algo de errado ou moralmente inaceitável é comum todos à sua volta se voltarem contra você, inclusive família.
Nos casos de Ijime (Bullying) as pessoas as vezes são forçada à sofrerem caladas para evitar confusões ou que sua imagem seja denegrida ao ponto de não ter mais amigos, triste, mas realidade. 
Sei que esse mangá aborda um tema muito diferente, do que costumo trazer para o blog, mas sei que muitas pessoas por ai sofrem com esse tipo de sofrimento que é o ijime, espero que gostem da leitura e que não se lembrem, você não está sozinho.   

2 comentários:

  1. Oiee, caraca que máximo esse eu não conhecia e eu simplesmente adoreiiiii hehehh beijos

    www.blzinteligente.com

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiii Beijosssssss Talyta !!!!!!

    ResponderExcluir