O assunto de hoje é uma lenda muito frequente em animes, talvez não à reconheça pelo seu nome, mas à imagem abaixo deixa bem claro do que se trata.
O fio vermelho do destino, essa lenda apesar de recorrente em animes, surgiu na China e foi adaptada pelos japoneses entre o perÃodo Heian e Edo, sofrendo por varias adaptações até à versão que conhecemos.
A lenda oriunda da China dizia que o fio invisÃvel, ligava as pessoas à sua alma gêmea, pelo tornozelo, interessante esse conceito já que a China foi um dos primeiros paÃses à ter um mito fundador, baseado na formação das almas gêmeas.
Durante um longo perÃodo a China foi responsável, pela cultura de muitos povos asiáticos, um desses povos foi o Japão que durante muitos seculos bebia da fonte chinesa, porém sempre adaptava o que era entregue ao invés de usar da maneira que lhe chegava.
Varias lendas sobre a origem do Akai Ito surgiram, na mais famosa foi feita um juramento que até hoje é repetido, por amantes ou amigos, um juramento que não só mostra o seu amor, como à sua lealdade.
O nome do ritual de juramento é yubikiri genman, onde as pessoas dão seu dedos mindinhos e falam o juramento.
"Yubikiri genman: uso tsuitara hari sen bon nomasu yubi kitta"
"Promessa do dedo mindinho: Se eu estiver a mentir, engolirei 1000 agulhas e cortarei o meu dedo."
Agora você deve estar se perguntando, porque cortar o dedo?
Bom vou explicar, era costume as mulheres casadas quando acusadas de adultério ou de não serem leais o bastante, cortarem deu dedo mindinho, como forma de demostrar que sua vida tal como seu dedo, pertencia aquele homem, um pouco exagerado, mas foi dai que surgiu a adaptação do fio que na mitologia chinesa ficava no tornozelo e na japonesa fica no dedo mindinho.
Eu tive contato de maneira mais aprofundada com essa lenda, através do anime e mangá de XXX Holic, uma obra perfeita da Clamp, além de ser cômico ele explora muitos aspectos da mitologia japonesa e simbolismos, o episodio que fala sobre o fio vermelho é um dos primeiros, vale a pena ser assistido.
Um ponto triste sobre a lenda do fio vermelho é que existem tantas pessoas no mundo, isso faz com que os fio fiquem misturados e que algumas pessoas nunca cheguem ao seu fio verdadeiro, outras se misturam à tantos fios que fica impossÃvel de se soltar, mas algumas apenas desistem e deixam que o fio seja cortado, uma vez que o fio foi cortado aquelas duas almas que se completariam, nunca mais poderão ser uma só. Triste, mas apenas uma lenda.
Se gostou do site e quer ficar sabendo quando sair um novo poste ou de qualquer novidade que estar por vir basta seguir e assim que um novo conteúdo for publicado você recebera uma notificação.
Caso queira deixar alguma sugestão de tema para poste, vÃdeo ou sua opinião sobre o que leu basta escrever na caixa de comentários que está aqui em baixo do poste.
Até a próxima Mina-San (o^ 3 ^o)
Nenhum comentário:
Postar um comentário