Blog de cultura pop oriental,universo Kawaii, dicas de moda, beleza, reviews, jogos, apps, curiosidades sobre a cultura oriental e muito mais!

sábado, novembro 14, 2015

Como lidar com patrocínio (Manual da Blogueira)


Yo Mina-San
Continuando com a serie manual da blogueira, na ultima postagem da serie falamos sobre midia kit e primeiros patrocínios, hoje vamos falar sobre como lidar com os patrocínios.
Existem muitos tipos de patrocínios hoje em dia, os de afiliados, suporte, publisher vamos falar um pouco sobre cada uma e sobre situações bem chatas que já vi algumas blogueiras passarem.   

Afiliados

Esse é um tipo de patrocínio muito oferecido, pelas empresas de fora, eu não gosto muito dele, em resumo é um patrocínio em que você trabalha na esperança de obter algum retorno, as lojas oferecem "comissão" que varia entre 3% e 10% por venda, mas ai que tá, como você vai obter essas vendas? Claro divulgando, criando links, banner, isso gasta um bom tempo e na maioria quando uma venda é feita você acaba obtendo apenas alguns centavos, não digo um grande blog que pode conseguir alguns dólares, mas blogs com um publico mediano acabam trabalhando apenas de graça, com um sorriso no rosto e esperança no coração.

Suporte

Nesse segundo tipo de patrocínio, podemos ter a empresa que vai te oferecer algo para divulgar no seu blog ou canal, na caso de verem retorno eles tentaram manter uma relação com você, se seu blog ainda é mediano, apenas vai obter o item como forma de pagamento pelo seu trabalho, quando já for bem grandinha pode obter algum dinheiro, na minha opinião essa é a maneira correta de se ter um suporte.
 Outra forma e realizar indicações de itens em troca de receber algum, bom ai depende muito do caso, quando você faz faz uma ou duas postagem e realmente recebe algo em troca é bom, pois seus leitores vão ter à oportunidade de conhecer aquela loja, porém se não vem retorno algumas empresas apenas agradecem e dão cupom de desconto, mas algumas querem que você continue publicando ou que mantenha divulgação, acho isso errado, se não está gerando retorno, manter-se publicando esse tipo de material só vai ter fazer em miúdos "Fazer papel de trouxa", afinal você blogueira perde tempo, montando listas no photoshop, separando os itens que gosta e que seu publico se atrai, fazendo links, postagem, divulgação, para no final não ganhar nada?
E a visibilidade das publicações? E as pessoas que passaram à conhecer à marca ou loja através de você? 
Quando faço postagens assim e não vejo retorno, eu paro, porque se fosse para trabalhar de "graça" teríamos nascido formigas.
Se alguma empresa chegar para você,s e quiser que faça um poste de apresentação ok, mas se quer que fique fazendo propaganda gratuita e melhor evitar.
Quando não fazem isso, oferecem o "programa de afiliados" que eu acho furada, recentemente vi um concurso que anda sendo feito pela empresa x, até o concurso nunca tinha nem ouvido falar nela, mas percebi algo errado nesse concurso, milhares de blogueiros divulgando à marca que não é mais tão desconhecida, para outros milhares, na esperança de um premio que quando for comparado ao esforço de tantos profissionais será apenas uma migalha, para apenas uma formiga operaria. 

Publisher

Esse costuma ser oferecido à blogueiras com um publico maior, geralmente elas fazem uma publicação com suas opiniões sobre à marca, loja, produto em troca de um pagamento proporcional ao seu publico, como nunca fiz esse é o máximo de informação que posso passar.

Meninas sei que muitas vezes um patrocínio, pode parecer sinal de crescimento do blog, mas as vezes são apenas laços, alguns são bons e leais, conheço muitas empresas que são boas com seus blogueiros, que chegam e jogam o jogo limpo, mas existe as que não fazem isso, a uns meses atras tipo no começo do ano, fiz parceria com a loja x , o acordo era divulgação em troca de item, a loja foi divulgada por 2 meses, quando reenviei email, para conversar não obtive mais nenhuma resposta e eventualmente removi a bandeira da loja, sei que coisas assism nos desmotivam, mas as vezes é bom conhecer como o jogo anda acontecendo e saber como se prevenir, bom meninas espero que tenham gostado, qualquer dúvida perguntem nos comentários.  

3 comentários:

  1. Oiii :) Desculpa em demorar para passar aqui, é que só essa semana foi que a minha universidade voltou da greve >__<
    Eu nunca lidei com patrocínios para blog, até porque o meu blog é bem simples sabe. Mesmo assim gostei dessas dicas, até porque futuramente quem sabe eu precise né? :) até pq eu adoraria colaborar com alguma loja otaku/geek

    Até logo ♥
    http://www.shyandbrave.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou pensando em organizar a minha pagina de parceria para patrocinadores,mas não tenho muito tempo de buscar um :/
    E ainda mais que meu inglês é fraco e.e
    Mas em breve tento,obrigada pelas dicas s2

    Meu Blog The World by Koizumi Visite *o*

    Post Novo! Review: Lip Gloss Ruby Rose Mágico Confira! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou boa também, uso esse tradutor aqui: tradutor-online.nu/?
      Ele dá de 10 à 0 no do google, basta apenas conferir a tradução antes!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Autora

Autora
Contact: talytakawaii@gmail.com 

redes

Facebook Bloglovin Youtube GFC Instagram Twitter Google Plus Pinterest
Follow

Favoritos

Link-me

Crazy and Kawaii Desu

Blogs Otaku

Kawaiis pelo mundo

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.
Blog de cultura pop oriental,universo Kawaii, dicas de moda, beleza, reviews, jogos, apps, curiosidades sobre a cultura oriental e muito mais!

Copyright © Crazy and Kawaii Desu | Powered By Blogger