Patrocínio- Mídia Kit- (Manual da Blogueira)

Blog, Manual da Blogueira, Sucesso com blog, Mídia kit, Como conseguir Patrocínio, Crazy and Kawaii Desu,

Yo Mina-San

Hoje vou falar com vocês de um assunto complicado e polemico ou nem tanto. (risos) Vou falar sobre a questão de patrocínio para blogs e canais de youtube, com mais foco nos patrocínios de blog.
Quando se tem um blog a um bom tempo, todos, eu disse todos, querem ter algum tipo de patrocínio, pois isso acaba dando um pouco mais de credibilidade e reconhecimento ao blog, principalmente se ele tiver uma boa qualidade.
As marcas, lojas e qualquer potencial leitor ou patrocinador, não vai olhar apenas para os seus números, isso é fato, já vi blogs com mais de mil seguidores que tinha uma página desorganizada, cheia de gifs, músicas, letra minuscula um verdadeiro caos.
Se você pensa em ter um patrocínio ou um pouco mais de reconhecimento de seu blog, crie uma identidade visual.

O que é identidade visual?! 

Identidade visual é a sua marca, algo que fara os leitores, marcas e blogueiras lembrarem de você, exemplos claros: o M amarelo gigante do Mc donalds, o play vermelho e branco do youtube.
Criar essa identidade é fácil, tenha um banner único, não pegue um modelo já feito de um template free insira seu nome e pronto, faça um seu com cores que usa no site ou que quer usar, um simbolo que defini seu blog, no meu caso uso as personagens: Crazy e Kawaii que criei editando e criando uma nova versão de personagens já existente.
Outro passo importante na identidade visual é use o mesmo estilo de banner em todas as redes sociais, como página do blog no facebook, canal do youtube, claro adaptando o modelo para os formatos de cada site. 

A cara do blog/ Conteúdo/ Publico 

Se blog deve ter um template dentro do que você gosta, pode ser de 2 ou 3 colunas, bonito, porém limpo sem janelas pop-up abrindo do nada, as pessoas ligam esses pop-ups a vírus e fecham a pagina na hora, se resolver inserir um play de música tome cuidados como: deixar ele bem visível, pois eu mesma já fechei vários sites, por entrar e começar a tocar musica alta eu tentar achar o play para pausar ou reduzir o volume e ele estar sabe o diabo onde, serio e desesperador, na hora a pessoa ou aguenta ou fecha a página, quer colocar o play então deixa visível e programado para tocar baixo, se a pessoa curtir a música ela mesma aumenta o volume, sem ter um ataque do coração ao abrir uma página e o som estourar. 
Um ponto a se observar e o tráfico do seu site, de onde são a maioria das pessoas que leem suas postagens, se for do Brasil, mantenha o site normal, mas se for internacional, procure adicionar a ferramenta de tradução ou inserir via google um código que muda o idioma do seu site com base no idioma da pessoa que esta acessando, eu fiz essa segunda.

Agora que você já sabe a origem do publico, tem um site organizado (já deve ter o analytics, já ensinei como coloca no blog) hora de avaliar seus conteúdos, veja se ele é bom, se não é só ctrl c + ctrl v, se ele está de acordo com o seu tema, se você escreve só sobre comidas, não tem cabimento você está abordando postagens de politica ou assuntos desconexos, certo?
Direcione sempre seu conteúdo, para o tipo de pessoa que gosta dele, eu escrevo sobre o mundo kawaii e coisas de cultura oriental, logo meu publico se encaixa em pessoas que gostam desses assunto.       

Números e Patrocínio 

Essa coisa de que só blogs gigantes conseguem patrocínio é mentira, depende muito do seu conteúdo e publico, eu quando consegui meu primeiro patrocínio tinha um público muito menor que hoje, os números são importantes dependendo de empresas, as marcas nacionais quanto maiores são, procuram pessoas maiores, já lojas pequenas, como da loja 2 ou do facebook buscam pessoas que falem sobre o assunto da sua loja.
Algumas lojas internacionais, como lojas de roupas e artigos em geral costuma colocar num lugar chamado Sponsor na sua página os requisitos para patrocinar um blog ou canal, normalmente pedem 1000 curtidas de fanpage, bloglovin ou google friends, sendo que o ultimo é mais difícil já que o GF está muito velho e desatualizado para nossa era de blogueiras, sendo o bloglovin e as fanpage as ferramentas mais usadas entre os blogs e os leitores.
Não tenha medo de pedir patrocínio, se você quer falar com uma loja brasileira veja que ela tem um email, envie uma proposta se apresentando, falando um pouco sobre seu blog e perguntando se gostaria de patrocinar você, não chegue exigindo, apenas pergunte, se não retornar ou negar o patrocínio, não desista, procure outros, se busca algo internacional use ferramentas de tradução, melhores que a do google e escreva uma mensagem, não envie para um site de fora algo em português, ninguém fala português! É um idioma difícil e pouco valorizado.

Mídia kit       

Esse é um dos pontos mais importantes, isso seria basicamente uma "carta" de apresentação/dados do seu blog, como : o que ele é, assuntos que fala, publico alvo, dados de visualização diária/semanal/mensal (por isso a importância do analytics), além de seu email de contato.
No meu blog eu uso na minha página de patrocínio, mas tenho uma versão pdf caso alguma loja me peça esses dados via email. 
O mídia kit não é difícil de fazer, mas precisa ser bem feito com dados verdadeiros e comprovados, pois um possível patrocinador pode lhe pedir um print do seu analytics com os dados, e se você mentiu? Se disse que recebia 3 mil visitas por dia e só recebe 50, além de perder sua credibilidade fica mau vista pelo meio. Por isso nunca minta no seu mídia kit.
Desejo sorte a todas que buscam seus patrocínios, seu crescimento no blog e sucesso. 

2 comentários:

  1. Meu blog vai fazer um ano esse mês e tenho parcerias de lojas,mas não uma certa como patrocínio,já recebi uma encomenda grande de uma loja de maquiagem,que é parceria minha inclusive,mas não uma coisa muito concreta. Eu gosto muito de fazer meu proprio layout,sou muito cismada com as coisas,já pensei em comprar um ou pegar um feito,mas não me achava neles e é chato entrar num blog que tem o templante de mais mil blogs....
    Meu problema é que enjoo muito rápido do templante kkk' E não consigo decidir uma cor.
    Você acha que é um problema mudar o templante do blog?
    Faz uma postagem sobre anuncio do adsense no blog?!
    Beijinhos,adorei a postagem e as dicas!
    Sucesso flor!
    Meu Blog The World by Koizumi Visite *o*
    Tem post novo! Bagunça na Kozinha:Ilusão de Morango Confira!

    ResponderExcluir
  2. Adoreei o post!
    Muito bom ver posts desse tipo em todos os nichos de blogs haha
    É verdade que é preciso de organização, e quanto a um mídia kit ainda preciso providenciar :S
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir

Instagram