Kokeshi

Yo Mina-San

Vocês já ouviram falar sobre a boneca Kokeshi?
Para aqueles que não a conhecem pelo nome, ela é aquela linda e delicada bonequinha de madeira, mas será que é só isso?
O quanto  você sabe realmente sobre esta bonequinha?
Vou agora compartilhar com vocês o que eu sei sobre ela! *o* Que emocionante!

Coisas Kawaii, Crazy and Kawaii Desu, doll, Folclore Japonês, Kawaii Desu, Kokeshi,

Essas bonecas foram criadas em meados do período Edo, era fabricada em algumas regiões do país e vendidas como lembrancinhas em fontes termais, porém vale lembrar que ainda no período Edo o Japão ainda tinha resquícios de quando copiava a China onde as bonecas são consideradas como especies de amuletos que podem levar embora o sofrimento de seus donos, essa crença e tão grande que ainda permanece hoje na tradição do Hina Matsuri (ou dia das meninas) onde as bonecas apos os festejos eram jogadas na água.
Embora a Kokeshi não seja a boneca do Hina Matsuri esse tipo de costume de ter bonecas como amuleto se aplicava a todos os tipos de boneca, os moradores da ilha de Okinawa levam ao pé da letra a significação do nome da boneca que em uma das variações de escrita japonesa significaria "criança perdida", eles adotaram seu uso em funerais de crianças principalmente das cremadas para simbolizar o seu espirito, sendo comum as manter sobre o tumulo e lhe ofertar doces, brinquedos e outras oferendas.
Quando a caso de bonecas abandonadas algumas pessoas as adotam levam para casa e as enche de presentes afim de ter boa sorte, isso na região de Okinawa.
Em outras regiões e as vezes até aqui no ocidente e de uso comum se comprar uma Kokeshi numa loja, fabricada por maquinas e não mais artesanalmente.
 : (  pobres artesãos.
Da-la de presente a alguém como simbolo de sorte ou comprar uma para si, aqui no ocidente fazemos isso e pronto, mas já lá no Japão....
Quando se ganha ou compra uma Kokeshi se faz um único pedido, da-se oferendas e apos ser atendido a boneca deve ser jogada fora de preferencia em água.
Isso lembra   do que?
Isso mesmo da tradição chinesa adotada pelos japoneses que eu expliquei lá em cima, ta vendo como eu tinha razão?
Se gostou do site e quer ficar sabendo quando sair um novo poste ou de qualquer novidade que estar por vir basta seguir  e assim que um novo conteúdo for publicado você recebera uma notificação.
Caso queira deixar alguma sugestão de tema para poste, vídeo ou sua opinião sobre o que leu basta escrever na caixa de comentários que está aqui em baixo do poste.
Até a próxima Mina-San (o^ 3 ^o)

Instagram